(33) 988265180

Importância dos Cursos Técnicos

segunda-feira, 1 de abril de 2019

A diminuição da oferta de empregos devido à desaceleração da economia brasileira não é somente uma preocupação para aqueles que desejam se recolocar no mercado de trabalho, mas também de jovens que ainda não começaram a trabalhar. A principal inquietação desses estudantes é qual a melhor forma de entrar no mercado de trabalho com a redução das oportunidades de emprego. O Ensino Técnico é uma boa opção para os jovens conseguirem um emprego de forma mais rápida. Porém, os estudantes devem ficar atentos para não optar por uma área que esteja com um número baixo de contratações de profissionais.


O que é um Curso Técnico

Vamos começar pelo básico, antes de nos aprofundarmos nos benefícios dessa modalidade de ensino. O curso técnico tem se mostrado como uma valiosa opção para preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Em uma época na qual a taxa de desemprego se mostra elevada, profissionais qualificados encontram meios mais práticos de ingresso. Com isso, o curso técnico se popularizou entre as pessoas - e não apenas entre estudantes do Ensino Médio. É uma maneira de conhecer a realidade profissional de diversas áreas de atuação. Isso porque a grade curricular desse tipo de ensino é direcionada aos conhecimentos específicos que serão utilizados na prática, no dia a dia da profissão. Assim, os alunos já têm um primeiro contato com as exigências e o nível técnico esperados pelo mercado de trabalho. Uma estratégia que se mostra eficaz em curto e médio prazo. Vale observar que, da mesma maneira que as pessoas chegam mais qualificadas para o mercado profissional, as empresas, como um todo, também se beneficiam. Afinal, existe uma queixa generalizada de que faltam especialistas em diversas áreas de atuação - um déficit que o curso técnico ajuda a erradicar gradativamente.


Sua importância

Além de ser uma forma mais rápida de entrar no mercado de trabalho, a pessoa que possui uma formação técnica possui mais estabilidade dentro da empresa que trabalha. Segundo uma pesquisa realizada, o indivíduo que possui qualificação técnica tem menos chance de ficar desempregado do que quem não fez um curso técnico. Em outro estudo, foi apurado que aqueles que cursaram o Ensino Técnico possuem 38% de chances de conseguir um emprego de carteira assinada e uma remuneração 13% maior do que aqueles que não fizeram um curso profissionalizante. Com toda essa movimentação, espera-se uma boa mudança no cenário brasileiro ao longo dos anos. Primeiramente, veremos mais e mais profissionais sendo capacitados já depois do Ensino Médio, aumentando o número de jovens no mercado de trabalho e, consequentemente, reduzindo a taxa de desemprego nessa faixa da população. Em segundo lugar, espera-se que aumente o número de pessoas no Ensino Superior, já que são muitos os estudiosos que acreditam que os cursos técnicos funcionam como pontes para uma futura graduação. E quem pensa que esse é um processo demorado engana-se. Profissionais com formação técnica já possuem bom reconhecimento dentro do mercado de trabalho, o que os prepara para uma carreira mais estável, além de abrir mais portas para o estudo e para um desenvolvimento constante.


Vantagens de ser EAD

Uma das características que os alunos de ensino a distância mais apreciam é a flexibilidade. Sem horários e locais fixos para estudar, como acontece nos cursos presenciais, o aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais conveniente, da forma que achar melhor. Há quem estude de manhã cedo, antes de sair para o trabalho, há quem dê aquela espiada no horário de almoço, ou prefira acessar os conteúdos à noite, na tranquilidade e no silêncio. Só não vale confundir flexibilidade com moleza! No EAD, como em qualquer outro curso, é preciso bastante dedicação e atenção aos prazos. A flexibilidade do ensino a distância permite que a grande maioria dos estudantes consigam conciliar trabalho e estudos. Uma pesquisa recente da Educa Insights revela que 87% dos alunos de EAD têm emprego. De fato, com um curso EAD tudo fica mais fácil. O material didático, inclusive as vídeo-aulas, fica disponível o tempo todo e pode ser acessado a qualquer momento.


Nossos Cursos

Hoje a ECID disponibiliza 9 cursos técnicos. São eles: • Técnico em Eletrotécnica • Técnico de Edificações • Técnico de Segurança do Trabalho • Técnico de Meio Ambiente • Técnico de Transações Imobiliárias para o CRECI • Técnico em Eletrônica • Técnico em Guia de Turismo • Técnico de Administração • Técnico de Logística O tempo de conclusão varia para cada curso, que vai de 8 a 18 meses. Afim de proporcionar maior facilidade para o aluno, as avaliações presenciais, são realizadas em uma de nossas unidades remotas espalhadas pelo Brasil inteiro.